O herói Wong Fei Hung
Por Wilson Martins - Osasco/SP | Publicado em: 12/09/2018
Wong Fei-Hung nasceu em 1847 no distrito de Fushan, na China. Ele morreu em 1924 de causas naturais. Suas contribuições para o Hung-Gar são inigualáveis e podem ser consideradas antepassadas das artes marciais modernas. Ele era famoso por proteger os fracos e ajudar os pobres. Wong Kay-Ying era seu pai, que era médico e grande mestre de artes marciais também.
O pai de Wong Fei-Hung dirigia uma famosa clínica médica chamada Po Chi Lam, e Wong Fei-Hung cresceu lá, ajudando seu pai. Ele aprendeu medicina tradicional chinesa e também aprendeu muitos valores importantes, como generosidade e compaixão. Wong Kay-Ying sempre tratou um paciente, mesmo que ele não pudesse pagar nenhum tratamento.
A dinastia Ch'ing consistia de imperadores manchus, que haviam conquistado a China de lá, na Manchúria. Eles eram invasores estrangeiros para os chineses do sul. O templo Shaolin do sul em Fukien era um lugar onde a resistência iria treinar para lutar contra o Ch'ing. O templo foi incendiado pela primeira vez em 1734, mas os poucos monges e estudantes que sobreviveram viajaram pela China ensinando suas habilidades para outros que valessem o suficiente ao longo do caminho. Variações sobre os estilos Shaolin do Sul logo surgiram, como o Wing Chun (estilo original de Bruce Lee) e o Hung Gar Kung Fu (estilo de Wong Fei-Hung).
No início, o pai de Wong Fei-Hung estava relutante em ensinar-lhe Hung-Gar, mas seu treinamento em artes marciais logo começou com o professor de seu pai, Luk Ah Choi. Luk Ah Choi ensinou a Wong Fei-Hung o básico de Hung Gar. Depois, Wong Kay-Ying assumiu o treinamento de seu filho. Por volta dos seus 20 anos, Wong Fei-Hung tinha feito um nome para si mesmo como um médico dedicado e um prodígio de artes marciais. Além de se tornar um mestre de Hung-Gar, ele criou o estilo de Garça-tigre e acrescentou combinações de luta agora conhecidas como 'Sup Ying Kuen'., que consistia no conjunto de 10 posições individuais de luta de: Dragão, Tigre, Garça, Cobra, Leopardo, Madeira, Metal, Terra, Fogo e Água.
Wong Fei-Hung também era habilidoso com muitas armas, especialmente o longo cajado de madeira e o garfo sulista de tigres. Em uma ocasião, onde ele usou sua habilidade com a equipe foi quando ele derrotou uma gangue de trinta homens nas docas de Canton (Cena semelhante é Once Upon A Time na China I). Ele também protegia os fracos e pobres de gangues criminosas e forças do governo. Wong Fei-Hung, como seu pai antes dele era conhecido como um dos dez tigres de Cantão. Um título concedido ao melhor dos melhores artistas marciais da época.
O filho de Wong Fei-Hung, Wong Hawn-Sum, seguiu as maneiras do pai de defender os fracos. Infelizmente, ele foi morto em 1890, depois de ser morto a tiros pela gangue Dai Fin Yee. Após esta tragédia, Wong Fei-Hung jurou nunca ensinar seus 9 filhos remanescentes de artes marciais para protegê-los dos desafiantes que buscavam a fama.
Se alguma vez existiu realmente um verdadeiro herói das artes marciais, uma pessoa digna desse título seria definitivamente Wong Fei-Hung. Este site e comunidade online é uma homenagem ao grande herói Wong Fei-Hung.
Fonte:
http://www.wongfeihung.com/